sábado, 22 de janeiro de 2011

TALES DE MILETO

                                                             Tales de Mileto - Fundador da Escola Jônica

Tales de Mileto (640 a.C.- 550 a.C.) foi considerado o primeiro filósofo e fundador da Escola Jônica (escola de pensamento dedicada à investigação da origem do universo e de outras questões filosóficas, a Jônia era uma região situada no litoral da porção asiática das colônias gregas).
Elaborou uma nova forma de pensar, diferente do modelo mítico que encontrava explicações sobre a realidade nos deuses. Suas investigações eram baseadas na observação das coisas, tentando buscar um princípio (arkhé) que permanecesse, apesar do fluir das coisas.
Tales foi o primeiro personagem conhecido a quem associam-se descobertas matemáticas. Acredita-se que obteve seus resultados mediante alguns raciocínios lógicos e não apenas por intuição ou experimentação. Os fatos geométricos cuja descoberta é atribuída a Tales são:
  1. A demonstração de que os ângulos da base de dois triângulos isósceles são iguais;
  2. A demonstração do seguinte teorema: se dois triângulos tem dois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais;
  3. A demonstração de que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais;
  4. A demonstração de que ao unir-se qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB obtém-se um triângulo retângulo em C. Provavelmente, para demonstrar este teorema usou também o fato de que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a dois retos;
Chamou a atenção de seus conterrâneos para o fato de que se duas retas se cortam, então os ângulos opostos pelo vértice são iguais.
    Fonte: www.ime.usp.br
              www.brasilescola.com

    BEM VINDOS.

    Este é nosso espaço de estudos. Espero que vocês aproveitem ao máximo, se possível enviando críticas e dicas para melhorar-mos ainda mais. Um forte abraço a todos e bons estudos durante o ano de 2011.


                                                                          Prof. Isaías Estêvão